Champion Citabria 7ECA
S/N: 661
Data de Fabrico: Jan 1969
Motor: Lycoming O-235-C1 / 115Hp @ 2800 rpm
Hélice: McCauley 1C90/ALM7250 (passo fixo)
Fuselagem: Estrutura tubular metálica soldada, com cavernas e longarinas de madeira (nas zonas estruturais não sujeitas a esforços, para optimização aerodinâmica e visual), forrada a Ceconite.
Asas: Longarinas metálicas de liga de alumínio (STC Millman Engineering), com nervuras metálicas, forradas a Ceconite, ligadas à fuselagem por montantes tubulares de aço.
Dimensões:
Comprimento: 6,94m Envergadura: 10.17m
Altura (3 pontos): 2.36m
Superfície alar: 15.33m2
Peso em vazio: 507.5 Kg
Peso máximo à descolagem: 750Kg
Bagageira: 45Kg (Máx)
Performance:
Consumo: 27 Lts/h (Cruzeiro) - 33 Lts/h (Acro)
Autonomia: +- 3:30 Horas (Cruzeiro)
Combustível: 2 x de 49 Lts nas asas (Total: 98 Lts)
Factor de carga: +5 / -2 G's
Velocidade a não exceder (VNE): 153 mph
Velocidade a não exceder em G's negativos: 135 mph
Velocidade de manobra (VA): 120 mph
Velocidade máxima de cruzeiro (VNO): 120 mph
Velocidade cruzeiro @ 60% Hp/5000 ft: 110mph
Velocidade de melhor razão de subida: 76 mph
Velocidade de maior ângulo de subida: 58 mph
Velocidade de perda: 51 mph
Distância de descolagem (15ºC / Obst. 50ft): 273m
Distância de aterragem (15ºC / Obst. 50ft): 237m
Razão de subida (15º / Sea Level): 725 fpm
Tecto máximo: 12.000 ft
Vento cruzado (Max demonstrado): 17 Kts
Manobras aprovadas:
- Chandelle, Lazy Eights... 120 MPH
- Barrel or Slow Roll.......... 120 MPH
- Loop or Clover Leaf........ 140 MPH
- Immelman..................... 145 MPH
- Cuban Eight................... 145 MPH
- Split S............................ 80 MPH
- Snap Roll........................ 85 MPH
- Vertical Reverse.............. 85 MPH
- Spins...... SLOW DECELERATION
Equipamento: - Básico VFR -
- Velocímetro, altímetro, horizonte artificial, bússola, relógio/cronómetro, variómetro, acelerómetro, conta-rotações, pressão e temperatura de óleo, temperatura cilindros, amperímetro, Rádio VHF, Transponder (modo C), Interfonia, GPS e ELT.