O Avião

História do modelo 7ECA

O Citabria foi inicialmente desenhado e produzido pela Champion Aircraft Corporation, e derivou do clássico “Champ 7EC”, em produção pela Aeronca de 1945 a 1951, que foi aquirida pela Champion em 1954.

Foi acrescentando o “A” de Aerobatic ao modelo 7EC, sendo o avião baptizado de “Citabria”, que é “Airbatic” escrito ao contrário.

Quando o Citabria entrou em produção em 1964, com o modelo 7ECA, era o único avião civil produzido comercialmente nos USA que estava certificado para acrobacia aérea.

Inicialmente produzido com um motor de 100hp, em 1965 passou a ser equipado com o motor Lycoming O-235-C1 de 115Hp e a partir de 1967 o trem de aterragem passou a ser de mola de aço (vs. amortecedores oleo-pneumáticos). Equipado com longarinas de madeira nas asas de perfil plano-convexo, o 7ECA foi certificado para acrobacia aérea, com limites de +5 / -2 G’s.

Em 1965 a Champion introduziu dois novos modelos em tudo iguais ao 7ECA, mas equipados com motores de 150Hp, o Citabria 7GCAA e o 7GCBC, com Flaps. Em 1968 surgiu o 7KCAB, uma variante do 7ECA equipado com motor de 150Hp de injecção e com um sistema de óleo que permitia manter o voo invertido.

Em 1970 a Bellanca adquiriu a Champion e continuou a produção de todos os modelos da família Citabria até 1980, ainda com longarinas de madeira nas asas, equipando o 7ECA com um motor de 118Hp em 1975.

Em 1972 entrou em produção um novo modelo de avião, o Decathlon 8KCAB, para substituição do 7KCAB, tendo como principais diferenças uma asa semi-simétrica que melhorava muito a performance de voo invertido, e um hélice de passo variável, estando certificado para +6 / -5 G’s. Em 1976 surgiu o Super-Decathlon 8KCAB, com a diferença de vir equipado com um motor de 180Hp

Em 1988 uma nova empresa “American Champion Aircraft” adquiriu a Bellanca, certificou a substituição das longarinas de madeira por longarinas de alumínio, e retomou em 1990 a produção dos modelos “Super-Decathlon” (8KCAB), “Adventure” (7GCAA) e “Explorer” (7GCBC) com longarinas metálicas.

Em 1994 foi retomada a produção do Citabria 7ECA, dando-lhe o nome de “Aurora”, cuja diferença são as asas com longarinas metálicas de série.